• Carros movidos a hidrogênio

  • Josi Costa

Ruas e avenidas repletas de carros, motos, caminhões e ônibus são responsáveis pela emissão de gazes poluentes que interferem no meio ambiente e afetam a saúde da população.

Segundo especialistas, os países ocidentais precisam de uma energia que os liberte da dependência do petróleo ou que pelo menos reduza essa dependência. O uso do hidrogênio já é visto como uma revolução no setor energético. E são muitas as vantagens a começar pela redução dos impactos ambientais.

Veículos movidos a hidrogênio terão motores elétricos e não por combustão, o que evitará a poluição do meio ambiente. E o mais importante é que o hidrogênio será processado a partir de uma fonte limpa e renovável de energia, o etanol, extraído da cana-de-açúcar.

Divulgação

Ônibus da UFRJ começou a rodar em 2010 com hidrogênio


Mais de 40 universidades brasileiras e centros de pesquisas, entre eles a Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão envolvidos no Programa Nacional de Células a Combustível.

A professora Nádia Regina Camargo Fernandes Machado, do Departamento de Engenharia Química, coordena a pesquisa na instituição.

O projeto consiste na reelaboração do etanol com vapor d´água para produzir apenas gás carbônico (CO2) e hidrogênio (H2). Ao comentar a diferença, a professora diz que não haverá aumento do efeito estufa.

"O processamento do hidrogênio a partir do etanol vai gerar apenas água, uma vez que o CO2 liberado na atmosfera será absorvido pelas próprias lavouras de cana-de-açúcar. Isso não acontece com as demais alternativas de geração de H2, que além do CO2 liberam outros gases poluentes na atmosfera", explica a coordenadora.

Nádia Machado observa que há um ganho energético de cerca de 25% no processamento do combustível, porque a energia gerada pelo hidrogênio é maior que a gerada pela simples queima do etanol, e há, ainda, o aproveitamento do hidrogênio da própria água.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Automotor

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 46
  • 17
  • 5
  • 42
  • 47
  • 8

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.