• Bebidas à parte. Com que copo?

  • Josi Costa

Douglas Marçal

O maitre Paulo Carneiro utiliza 15 tipos de copos e taças no dia a dia para servir com classe e requinte


Quem nunca tomou café, suco, água ou até mesmo bebidas mais finas, como vinho e champanhe, em um copo nada fino de ‘requeijão’ ou ‘massa de tomate’, que atire a primeira pedra. Mas, copo não é tudo igual! Cada um serve para um tipo específico de bebida, para que ela possa ser apreciada adequadamente. E saber servir no copo correto não é frescura.

Para provocar o leitor e justificar essa afirmação, o maitre Paulo Carneiro, que tem pelo menos 15 anos de profissão, pergunta: é mais gostoso tomar champanhe em um copo de requeijão ou numa taça flûte de cristal?

Com cabo alto e bojo comprido e estreito, a taça a que ele se refere foi desenvolvida para servir também espumantes em geral. Fina e elegante, ela mantém as borbulhas por mais tempo. Mas, afinal, é preciso responder a pergunta do maitre? Cá entre nós, um pouco de finesse não faz mal a ninguém.

"O copo é tudo na bebida", defende o maitre. Ele explica que por melhor que seja o vinho, se a taça não for adequada, fica impossível sentir o aroma e saborear o melhor da bebida.

Mas se existe uma infinidade de bebidas, há também uma legião de copos para serví-las. Segundo ele, a indústria disponibiliza pelo menos 30 tipos de taça e copos.

No hotel, onde ele trabalha, 15 delas são usuais. Feitas em vidro para bebidas como água, suco e cerveja até copos de cristal para as mais finas, como vinho, espumantes e champanhe.

Para não alterar o sabor das bebidas, a limpeza dos copos segue um delicado ritual -tudo para uma apresentação e degustação impecável.

"Os de cristal não podem conter qualquer resíduo de tecido ou de detergente. A lavagem é acima de 40º C, com detergente neutro e secagem natural. Em seguida é feita a higienização com álcool 70%", explica. Ainda segundo ele, os copos despertam a curiosidade de muitos clientes.

"O visual é tudo", arremata, para resumir o que a apresentação causa, seja na hora de servir água ou um sofisticado champanhe.

 

Tin-Tim! Existe copos para servir todas as bebidas

1- Cerveja e chope - copo de tamanho alongado, conhecido como tulipa. Esse formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.

2- Bebidas quentes - como o irish coffee: a caneca é conhecida como coffee mug.

3- Espumante e champanhe - a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.

4- Martinis e coquetéis gelados - nesta taça não se deve usar gelo ou canudo. Para decorar, espete na borda apenas uma rodela de limão ou laranja.

5- Espumante e champanhe - semelhante à taça flûte. Seu formato também mantém a efervescência por mais tempo.

6- Vodca e cachaça - tem o tamanho para uma dose. O copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida.

7- Vinho branco - a taça é menor do que a de vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Coquetel de frutas - a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado.



9- Vinho tinto - a taça tem corpo grande para realçar o sabor e o aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10 - Margarita - com haste fina e boca larga é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir esse drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.

11- Coquetéis tropicais e refrescantes - a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.

12- Uísque - o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida. Nele também podem ser servidas caipirinhas e outros drinques.

13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes - o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda.

(Fonte: receitas online do Ivie).

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Construir & Decorar

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.