• Designer ensina como deixar a cozinha pequena bem planejada

  • Talita Amaral

Você comprou o apartamento tão sonhado. Não vê a hora de organizar tudo e, finalmente, mudar-se para o novo lar. Quando se depara com o tamanho da cozinha, leva um susto. O espaço é bem menor do que o anterior e seus móveis definitivamente não vão caber no local. E agora? Essa cena, hoje em dia, é muito comum. Os apartamentos de médio padrão estão cada vez mais compactos e a cozinha, normalmente, é o cômodo mais prejudicado.

Apesar de parecer desesperador, o problema tem solução. O espaço pode ser bem aproveitado, com móveis práticos, funcionais e muito modernos. Para ganhar espaço, a cozinha planejada é sempre a melhor opção. É o que garante a designer de interiores Patrícia Vizioli. Ela explica que no mercado existem armários com diferentes profundidades e cores variadas, oferecendo leveza e conforto ao ambiente.

"A cozinha pequena pode ser valorizada com um módulo superior em vidro que pode substituir uma cristaleira, otimizando o espaço", exemplifica. Nos apartamentos que não possuem dispensa, a designer sugere um paneleiro para guardar condimentos.

 

João Paulo Santos

A mesa compacta é uma extensão do balcão e pode otimizar espaço

 

 

Ilhas e bancadas

A ilha continua sendo uma opção muito utilizada pelos proprietários de cozinhas pequenas. O lugar onde normalmente a família passa boa parte do dia também costuma ganhar uma bancada, que pode ser utilizada como mesa, com um armário embaixo para aproveitar bem o espaço.

"Outra boa sugestão é que a bancada fique anexa à parede e a espessura dos móveis seja mais fina, oferecendo praticidade e leveza ao ambiente", observa Patrícia.

As cores e a decoração também podem influenciar na sensação de amplitude. O papel de parede, antes utilizado apenas em quartos, hoje é tendência nas cozinhas.

"Só não utilizamos esse recurso na frente do fogão por causa da gordura, mas podemos fazer apenas um lado da cozinha, mesclando cores claras e escuras. Isso garante um ambiente aconchegante e personalizado", explica a designer.

Armários embutidos para comidas, como batatas, cebolas e pães, também podem ser bons aliados na busca por mais espaço. Outra alternativa é colocar prateleiras móveis, na altura da cintura, para guardar pequenos eletrodomésticos, a exemplo da torradeira. Os eletrodomésticos menores podem ficar escondidos nessas prateleiras sem que se perca a acessibilidade.

Equipe de designers

A diversidade de materiais é tão extensa que chega a confundir quem está na maratona para escolher os móveis da nova cozinha.

Para orientar melhor os interessados em móveis planejados, a proprietária de uma loja de móveis planejados Kelen Trevisan Gonçalves oferece aos clientes uma equipe de designers de interiores, que projeta a cozinha de acordo com a necessidade dos clientes.

"Os profissionais medem o local com antecedência e desenvolvem o projeto apropriado para o espaço. Alguns projetos são feitos a partir da planta", diz. Os designers de interiores também indicam o melhor eletrodoméstico para cada ambiente.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.


Últimas notícias de Construir & Decorar

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 41
  • 49
  • 36
  • 42
  • 31
  • 38

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.