• Arquiteto ou Designer?

  • Talita Amaral

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores estão em alta. Em Maringá, o curso de Arquitetura é o segundo mais concorrido da Universidade Estadual (UEM).

O Centro Universitário (Cesumar) e a Faculdade Ingá também oferecem os dois cursos. No Cesumar, cinco turmas frequentam o primeiro ano de Arquitetura e duas turmas grandes optaram pelo tecnólogo em Design de Interiores.

Divulgação

Além de muito procurados, os cursos oferecem possibilidades de ganhos satisfatórios, segundo os profissionais da área. Para a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Cesumar, Berna Bruit Valderrama, não falta trabalho para esses profissionais na cidade.

"Com o boom da construção civil, há muitas vagas para esses setores. As pessoas passaram a requisitar mais esses serviços e a perceberem a importância das competências para a qualidade das estruturas e harmonia dos espaços interiores", destaca.

Como as duas áreas desenvolvem serviços ligados ao setor da construção civil, muitos estudantes têm dúvidas sobre qual caminho seguir. Berna explica que os cursos envolvem competências distintas.

"O profissional de Arquitetura e Urbanismo tem habilitação para a construção civil e está apto para trabalhar nas estruturas, bem como na parte interna dos imóveis. Já o designer de interiores projeta somente os espaços internos e pode definir acabamentos, revestimentos, pinturas e móveis", esclarece.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de cinco anos e forma bachareis em Arquitetura. Já as formações para designers de interiores, normalmente são tecnólogos, de curta duração, direcionados para quem deseja ingressar mais rápido no mercado de trabalho com uma profissão definida.

"São duas áreas em ascenção em todo o País e, especificamente, em Maringá. No caso do profissional da área de design, o serviço tem sido mais requisitado nos últimos anos. As pessoas perceberam que não basta intuição para definir ambientes internos e começaram a buscar profissionais graduados", diz.


CARACTERÍSTICAS DE CADA PROFISSÃO

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Construir & Decorar

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 41
  • 49
  • 36
  • 42
  • 31
  • 38

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.