• Flores são paixão e fonte de recursos para produtor de Marialva

Não muito longe dali, as orquídeas são o meio de vida e a paixão declarada da família de Kozo Yassunaga. O produtor já conquistou prêmios nacionais com as flores que cultiva com o apoio do filho. A atividade é bastante rentável, porque as orquídeas são uma espécie de alto valor de mercado.

Entretanto, elas têm um longo período de maturação até a primeira florada e quando atingem a fase adulta só florescem duas vezes ao ano. "Nós começamos a investir há 12 anos, a primeira florada veio sete anos depois", conta.

A escolha é pela espécie, pelo preço, resistência às doenças, adaptabilidade e beleza. A maioria das centenas de vasos que ocupam a propriedade começa com uma plantinha bem pequena, praticamente um ramo verde e nesta "idade" elas já podem custar até R$1,5 mil.

Coloridas e de formas exóticas, as orquídeas ganharam legiões de fãs pelo mundo. Um deles, venezuelano, procurou o produtor para comprar uma flor em especial. O preço da raridade, R$ 5 mil. "Em todo o mundo existem apenas 35 mil produtores, o que torna as espécies raras difíceis de serem encontradas até em outros países de floresta tropical".

Agrônomo por formação, orquidófilo por profissão, ele diz que se preparou para cultivar orquídeas, mas confessa que a natureza o surpreendeu "Eu estudei muito, mas foi com as plantas que mais aprendi', diz. "Quando vai brotar uma flor que a gente ainda não conhece ficamos todos ansiosos".

Yassunaga se queixa dos preços, diz que caíram 30% desde que entrou na atividade. Fica sério por um momento. Então, ele ajeita uma flor nova, sorri e confessa: "Não consigo mais me imaginar fazendo outra coisa".


Segredos escondidos

Douglas Marçal
















 

 

 

 

 

Entre rosas e orquídeas, produtores da cidade conquistam espaço no disputado mercado das flores

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Da Região

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 7
  • 30
  • 43
  • 44
  • 54

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.