• Meirelles diz que País se preparou para o pior da crise

  • Agência Estado Francisco Carlos de Assis

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje, ao se referir à crise europeia, que o Brasil trabalhou e se preparou para o pior. "Mas sempre vamos torcer para o melhor", ressalvou. "Muitas vezes, espera-se no caso da Europa o mais provável, mas nós estamos preparados para o pior", afirmou, ao encerrar o 3º Fórum Brasil-EUA, organizado pela Universidade de Miami e pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Meirelles ressaltou a importante participação do Brasil na reformulação do sistema financeiro internacional, diante dos diversos choques pelos quais passou a economia mundial. Segundo ele, o Brasil aprendeu com as crises passadas. "Buscamos políticas consistentes e aperfeiçoamento das instituições", afirmou.

Ele lembrou ainda as medidas anticíclicas adotadas pelo governo brasileiro, que permitiram ao País sair rapidamente da crise. Meirelles destacou que, em crises passadas, como no começo de 1999, a Selic (a taxa básica de juros da economia) chegou a 45%. Agora, "pela primeira vez, o governo pôde fazer política fiscal de estímulo".

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.