• Pagamentos de contas com cartão de crédito terão IOF

  • Vinícius Carvalho

Ficou mais caro pagar contas de água, luz, telefone, impostos e condomínio com o cartão de crédito. O governo federal decidiu cobrar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o valor das faturas pagas com o dinheiro plástico.

As alíquotas serão de 0,0082% ao dia, limitado a 3% ao ano, mais 0,38% por pagamento. A medida que tornou a cobrança obrigatória foi publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União, desta terça-feira. A alegação da Receita é a de que esse tipo de operação com cartão de crédito consiste na prática em empréstimo e, portanto, o imposto deve ser cobrado.

Para a o vice-presidente da Associação dos Executivos de Finanças (Anefac), Miguel de Oliveira, a medida é um recado claro do governo: parem de comprar. "O consumidor já paga os porcentuais quando usa o crédito rotativo do cartão para pagar as contas. Só serve como alerta", avalia.

O IOF é o principal instrumento usado pelo governo ultimamente, para segurar a queda do dólar e frear o consumo. Em outubro, o tributo sobre o investimento estrangeiro em renda fixa subiu de 2% para 6%. Em abril deste ano, os financiamentos de até 720 dias também passaram a recolher 6% de IOF.

Empréstimos da pessoa física tiveram o tributo ampliado de 0,0041% para 0,0082%, em março. Compras no cartão de crédito no exterior tiveram o imposto aumentado de 2,38% para 6,38%. Em dezembro do ano passado, a Receita fixou em 20% do valor da fatura o pagamento mínimo, para crédito rotativo, que antes era de 15%.

Veja também

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 57
  • 23
  • 38
  • 13
  • 34
  • 27

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.