• Para se manter no mercado

  • Vanessa Bellei

Equipar a empresa com produtos e serviços da área de tecnologia não é mais um diferencial, mas sim ferramenta essencial para se manter competitivo no mercado. Estar informatizado e atualizado com os processos de inovação deixou de ser um gasto a mais.

Hoje, investir em tecnologia pode ser uma ótima ferramenta de planejamento da empresa e, conseqüentemente, redução de custos.

Para o consultor do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves, informatização, hoje, não é nada mais do que o mínimo para se manter competitivo. "Hoje existe algo maior que é o mercado, ou seja, pessoas que consomem, que pedem serviços de qualidade e ágeis".

Além disto, ele ressalta que a internet virou concorrente direto das lojas. "Os consumidores, principalmente os mais novos, consomem tecnologia e consomem muito através da tecnologia", ressalta Gonçalves.

Este investimento vai contribuir para que processos simples da empresa sejam feitos de forma mais rápida e organizadas. Tomada de decisão ágil e redução de custos, fatores fundamentais que diferenciam a empresa dos concorrentes, podem ser obtidos por meio das tecnologias de informação. "A partir do momento que você investe, você otimiza seu tempo", salienta.


Organização

Investimentos em tecnologia, de acordo com o consultor, são baseados no tripé: hardware, qualificação e softwares. "Para ser completo, o empresário precisa investir na compra de hardware, softwares adequados para a empresa e treinamentos que ensinem os profissionais a utilizarem da melhor forma estas ferramentas", salienta Gonçalves. Este tripé vai ser fundamental para que a tomada de decisão seja feita rapidamente e da forma mais adequada.

Um dos principais objetivos destes softwares dentro da empresa é gerir as informações. Pegar os dados que a empresa produz e armazená-los da forma correta para que, quando no momento em que a empresa precisar deles, saber onde está e como foi armazenado. "Tendo as informações organizadas, a empresa terá lucratividade e competitividade no mercado", diz Maurício Real Prado, da WRA Gestão em Tecnologia da Informação.

O consultor Marcos Aurélio afirma que ações simples como controle do estoque, antes realizada por meio de fichas, com um software específico vai tornar o trabalho mais organizado, planejado e mais rápido. "Com pessoas qualificadas, que dominam a tecnologia, o investimento vai gerar aumento de produtividade", salienta.

Buscar pessoas especializadas para analisar as reais necessidades da empresa e que desenvolva um projeto na área pode ser a melhor saída para obter bons resultados.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Empresas & Cia

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.