• Confira o que abre e fecha neste Natal e véspera em Maringá

  • Larissa Ayumi Sato

Durante o Natal e véspera em Maringá, comércio, supermercados, repartições públicas e shoppings terão funcionamento em horários diferenciados para atender à população. Confira abaixo como serão os atendimentos.

Comércio e supermercados

O comércio e os supermercados de Maringá funcionarão até às 18 horas no dia 24. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), no Natal (25), todo o comércio estará fechado, abrindo normalmente na segunda-feira (27).

Shoppings terão horário especial

Os shoppings de Maringá também estarão atendendo em horário especial no Natal e véspera. As lojas do Avenida Center funcionam na véspera de Natal (24) das 10 às 18 horas, e a praça de alimentação das 11 às 22 horas. No Natal (25), as lojas fecham, com praça de alimentação e diversão a critério.

O Shopping Catuaí atenderá das 10 às 18 horas na sexta-feira (24). No dia 25, somente os cinemas estarão abertos.

No Shopping Cidade, o atendimento das lojas no dia 24 será das 9 às 20 horas, e o cinema exibirá sessões que comecem até às 18 horas. O hipermercado Big atende das 8h30 às 18 horas.

No dia 25 as lojas e o Big fecham. Praça de alimentação terá funcionamento facultativo, e o cinema terá sessões a partir das 15 horas.

No domingo (26), o Big também fecha. Já o Mandacaru Boulevard abrirá as portas das 10 às 18 horas, tanto as lojas quanto a praça de alimentação, no dia 24. No dia 25, o shopping estará fechado.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 24, o funcionamento das agências será das 8 às 10 horas. Além disso, a Febraban informa que as contas de consumo (água, luz, telefone etc.) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 31 de dezembro poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes que tiverem interesse poderão agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos postos de auto-atendimento e correspondentes não bancários, como Correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais.

Repartições Públicas

Nas repartições públicas municipais, o prefeito Silvio Barros decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro. De acordo com o decreto nº 1385/2010, que determina como será o funcionamento do Paço Municipal e do expediente das demais secretarias, a Prefeitura mantém os serviços de natureza essencial de 24 a 26 de dezembro e de 31 de dezembro a 2 de janeiro.

Saúde

O Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento da Zona Norte ficarão de plantão na véspera e no dia do Natal, assim como nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Os postos de saúde e a sede da Secretaria acompanham o funcionamento do Paço Municipal. O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.

Transportes

A Secretaria de Transportes (Setran) acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. O Estar não será cobrado na véspera do feriado de Natal, funcionando entre os dias 27 a 30 de dezembro e voltando no dia 3 de janeiro.

No transporte coletivo, haverá acréscimo de 40 horários nas linhas Centro/Bairro e Bairro/Centro no período da noite enquanto o comércio estiver aberto e também nos finais de semana até o dia 25 de dezembro. Outras informações sobre horários de ônibus ligar para 3221-8500.

Serviços Públicos

A sede da Secretaria também acompanha o funcionamento do Paço Municipal. Os setores operacionais que prestam serviços essenciais de coleta de lixo, funcionarão em regime de plantão nas vésperas dos feriados. Os setores de manutenção da iluminação pública, viação e arborização também estarão de plantão para atendimento de emergência.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) também funciona de acordo com o Paço Municipal. Os Centros de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luzia de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966) trabalharão em sistema de plantão.

Esportes

A Secretaria dos Esportes e Lazer segue o horário do Paço Municipal. Os centros esportivos funcionarão normalmente e o uso das quadras poderá ser agendado. Na Vila Olímpica estarão abertas as quadras de areia que devem ser previamente agendadas para uso.

Educação

A Secretaria da Educação também funciona de acordo com a programação do Paço Municipal. As escolas seguem o período de férias e voltam a atender no início de fevereiro. Os Centros Municipais de Educação Infantil vão atender as crianças em regime de plantão a partir de 4 de janeiro. A confirmação das matrículas será feita na sede da secretaria, nas escolas e centros a partir do dia 20 de janeiro. Informações no telefone 3221-6900.

Cultura
A Secretaria de Cultura segue o horário de funcionamento do Paço Municipal. A programação cultural será retomada a partir do dia 5 de janeiro, com o convite à Dança, e nos dias 6 e 7 com os Convites à Música e Teatro respectivamente. As entradas são gratuitas.

Secretarias da mulher, Provopar, Meio Ambiente, Planejamento e Urbamar

Acompanham o horário de funcionamento do Paço Municipal.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 7
  • 30
  • 43
  • 44
  • 54

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.