• Divulgada relação de cartórios vagos

  • Edmundo Pacheco

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) publicou o edital número 01/2010, da Divisão de Atendimento aos Órgãos Externos e de Provimento de Funções Delegadas, com a relação geral de vacâncias do Foro Extrajudicial, ocorridas entre 25 de novembro de 2008 e dez de junho de 2010.

O edital lista 237 cartórios sem titulares em diversas cidades do Paraná. Em Maringá, está vago, desde 15 de setembro do ano passado, o 3º Tabelionato de Notas.

Na região, há cartórios sem titulares em Mandaguaçu, Jandaia do Sul, Cianorte, Campo Mourão, Jaguapitã, Engenheiro Beltrão, Faxinal e Nova Esperança.

A lista é resultado de uma decisão da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ano passado declarou a vacância de 7.828 serventias extrajudiciais em todo o Brasil, determinando a realização de concurso público para o preenchimento das vagas nesses cartórios, conforme o que determina a Constituição.

Na época, no Paraná foram declarados vagos 426 cartórios, o que representa 35% das 1.200 serventias extrajudiciais do Estado.

O edital do TJ prevê a realização de audiência pública no próximo dia seis de julho, a partir das dez horas, para a escolha dos novos titulares dos cartórios.

O Tribunal, no entanto, ainda não esclareceu quem poderá se inscrever, como serão feitas as inscrições, nem quais os critérios para os interessados em se tornarem cartorários, ocupando uma das vagas abertas.

O sistema cartorial no Brasil é complexo. Há cartórios providos por concurso público e outros não. Em muitos locais não houve concurso por decisão do Judiciário.

Até 1988, a titularidade dos cartórios era transmitida por hereditariedade. A Constituição, porém, tornou obrigatório concurso público para os cartorários e acabou com a figura dos tabeliães substitutos. A regra só foi regulamentada em 1994.


Brasil
15 mil é o número de cartórios existentes no País, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 38
  • 26
  • 60
  • 34
  • 29
  • 50

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.