• Sauna é apenas relaxante

  • Vanessa Bellei

Originada nos gelados países europeus, a sauna é uma técnica milenar difundida em todos os cantos do mundo. Apreciada por muitos por seus efeitos relaxantes, também é relacionada a outros benefícios para o coração e pulmão, a maioria sem comprovação científica.

Seu efeito relaxante é inegável. A vasodilatação provocada pelo calor relaxa a musculatura, liberando assim o estresse diário. No entanto, segundo os médicos entrevistados, outros benefícios como desobstrução das vias respiratórias e melhora no aspecto estético da pele não passam de mito.

Segundo o dermatologista Alessandro Vieira, o relaxamento, realmente, é o único efeito positivo causado pela sauna. "O aumento da temperatura deixa a pela mais avermelhada e quente. Isto pode ocasionar uma piora de algumas doenças de pele como a rosácea, uma facilidade do rosto em ficar vermelho".

Um dos grandes mitos, de acordo com o especialista, é relacionar a sauna a limpeza de pele. "Suar mais não significa uma limpeza na pele maior".
Envelhecimento precoce e o combate a celulite e flacidez são outros mitos. "A sauna não emagrece", salienta Alessandro. O que ocorre é uma perda de líquido, que será facilmente recuperada.


Apenas bem-estar

O pneumologista Reynaldo Brovini é enfático ao dizer que o único benefício da sauna é o relaxante. "Os efeitos desta técnica são mais psicológicos que terapêuticos", avalia. Para pessoas com problemas pulmonares ou alérgicos, os efeitos são mais negativos que positivos. "A sauna irrita os pulmões, principalmente as com odores".

Para o profissional, estas pessoas têm uma sensibilidade muita alta a alterações na temperatura e na umidade do ar. "Um dos principais fatores das crises alérgicas e bronquites são as alterações bruscas de temperatura e umidade", salienta Brovini, dizendo que a sauna também não limpa o pulmão.

A indicação de Brovini é que pessoas portadoras de doenças respiratórias crônicas passem por uma avaliação médica antes de começar a frequentar a sauna. Outra sugestão é não abusar no tempo de permanência: 15 minutos, duas vezes por semana.


Atenção

A higienização da uma sauna é fator determinante para a saúde dos freqüentadores. Uma sauna malcuidada pode proliferar doenças de pele como as verrugas plantares e micoses. Pessoas que possuem pele com feridas ou inflamação também devem evitar as saunas.


Contra-indicação

Segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a utilização da sauna não é indicada para pessoas com doenças infecciosas, dor torácica aguda, arritmia cardíaca, hipertensão arterial de difícil controle, inflamações e enfisema pulmonar.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 19
  • 23
  • 34
  • 40
  • 41
  • 58

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.