• Ardência, dor, coceira e bolhas nos lábios é sinal de herpes

  • Graziela Castilho


Ardência, dor e coceira nos lábios são sinais de uma doença infecciosa muito comum e que atinge 90% da população: o herpes labial. Causada por um vírus chamado Herpes Simplex Virus, a manifestação da doença, que pode ser recorrente, produz pequenas bolhas doloridas e cheias de líquido na pele ou nas membranas mucosas.

De acordo com a dermatologista Jacqueline Cantarelli Salmazo, apesar da grande quantidade de pessoas que possui o vírus, a maioria apresenta a infecção latente, porque se manifesta muito esporadicamente ou nunca se manifesta.

Ela alerta que o herpes é facilmente transmissível e pode ocorrer por contato pessoal direto ou por objetos recentemente usados, como um copo infectado.

¿A pessoa saudável que receber esse contato será infectada pela mucosa ou por cortes na pele, mesmo que microscópicos¿, explica.

O contato com o vírus, de acordo com ela, ocorre geralmente na infância, mas em 99% das pessoas infectadas a doença não se manifesta nessa época.

¿O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente até que seja reativado¿, esclarece.


Desencadeantes

A reativação do vírus pode ocorrer por causa de diversos fatores desencadeantes, como exposição à luz solar ou frio intensos, fadiga física e mental, gripe, transtornos emocionais, estresse ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.

¿Os fatores que vão motivar a reativação do vírus, no entanto, vão depender do organismo de cada indivíduo¿, ressalta.

No cado da Flaviana, que preferiu não identificar seu sobrenome, a baixa imunidade ou resistência do organismo é o fator desencadeante das feridas labiais.

¿Minha mãe tem herpes, meu pai não, e eu tenho desde criança¿, lamenta.

Ela diz que quando surgem as feridas o incômodo é grande, porque coça e dói. ¿As bolhas sempre nasceram na minha boca, mas teve uma vez que saiu uma no olho¿, conta.


Medicamentos

Flaviana diz que já passou mertiolate, acetona e até água oxigenada na tentativa de acabar com o incômodo logo no começo. ¿Mas a ferida acaba voltando e esses produtos escorrem e mancham a pele¿, afirma.

Atualmente ela cuida das feridas com uma pomada indicada por dermatologista. ¿Apesar de demorar mais para sarar, é o método mais eficaz para mim¿, declara ao comentar que o período de cicatrização é de uma semana.

A dermatologista Jacqueline diz que o tratamento realmente deve ser orientado por um especialista. ¿É esse profissional que pode determinar os medicamentos mais indicados para cada caso¿, afirma.

Ela explica que, dependendo da intensidade, os remédios podem ser de uso local, na forma de cremes ou soluções, ou de uso via oral, na forma de comprimidos. A eficácia das vacinas contra o herpes é muito discutida.







Doença é facilmente transmitida

Geralmente a manifestação do herpes ocorre onde houve o contato com o vírus. Por isso, a dermatologista Jacqueline Cantarelli Salmazo recomenda que, quem tem a infecção, deve sempre lavar bem as mãos após manipular as feridas, porque a virose pode ser transmitida para outros locais do próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

Jacqueline diz que os cuidados também servem para o contato sexual ou beijos. ¿Evite também falar muito próximo das pessoas, principalmente crianças, se estiver com uma lesão de herpes¿, aconselha.

Segundo ela, praticamente todo mundo tem, em algum momento, contato com o vírus do herpes. ¿Estes vírus ficam escondidos em uma junção nervosa do corpo até se manifestar em qualquer fase da vida¿, explica. A maioria dos portadores do vírus, porém, nunca desenvolveu a lesão.

As localizações mais freqüentes das feridas são os lábios, região genital, pele e olhos. Em pessoas com baixa imunidade as lesões podem ocorrer até de forma disseminada.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Saúde

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 10
  • 14
  • 25
  • 29
  • 33
  • 57

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.