• Falta de perdão causa doenças

  • Talita Amaral

Falar em perdão nesta época do ano pode parecer um apelo natalino ou uma vontade de entrar o novo ano com o pé direito e os sentimentos em dia. Seja qual for a razão, perdoar não é só um gesto de amor, mas um ato que revela a preocupação com a saúde. Isso mesmo. Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer.

A psicóloga Christianne Paiva Fagundes confirma essa informação - resultado de vários estudos - e conta que já acompanhou casos de pacientes com tumor e que, após a psicoterapia, recuperaram a saúde.

¿O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização¿, diz a psicóloga.

Ela explica que a falta de perdão muitas vezes fica armazenada por tanto tempo, que pode causar reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e chegar a tal nível que se transforma em um tumor.¿O sentimento não resolvido acaba se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva. Por isso mesmo que o maior beneficiado é quem concede o perdão¿, comenta a psicóloga.

A concessão do perdão faz tão bem para as pessoas que, através desta atitude, elas começam a se compreender e se perdoar. ¿O ser humano tem a tendência de se culpar desde pequeno. Mesmo a criança, naquele medo de perder o amor incondicional dos pais, já começa a exigir de si mesmo, tentando sempre agradá-los. Se ela sente que fez algo de errado, acaba guardando um sentimento de culpa que precisa ser tratado¿, explica.

 

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.