• Esporte na formação da criança

  • Talita Amaral

Praticar esporte faz muito bem para a saúde do ser humano, mas para a criança a atividade física é fundamental. O professor de educação física e técnico da equipe de beisebol da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Silvio Yukio Domen, garante que a prática de uma modalidade esportiva resulta em melhoras em todos os aspectos físicos dos pequenos.

¿Especialmente no beisebol, as crianças ganham mais resistência, força e habilidade para realizar atividades. A velocidade e a coordenação motora também são bastante desenvolvidas¿.

Na Acema, a equipe começa a participar de jogos oficiais a partir de nove anos. São duas vezes por semana de preparação para campeonatos estaduais, interestaduais e brasileiros. Para os iniciantes no esporte, o clube também oferece uma escolinha de beisebol, que permite que os alunos conheçam a modalidade sem muitas cobranças.

O projeto da escolinha começou a ser desenvolvido em maio deste ano, justamente para os meninos que tinham curiosidade de conhecer a prática e não podiam entrar direto na equipe.

¿Na escolinha os treinos não são tão rigorosos. Trabalhamos de uma forma mais lúdica e recreativa para despertar o interesse pelo esporte. Aqueles que realmente tiverem habilidade e quiserem seguir no esporte poderão passar para a equipe oficial¿, diz o professor. Além de melhorar as condições físicas, Domem destaca que as crianças também ganham disciplina, aprendem os limites e o respeito mútuo.

¿O beisebol é um esporte originalmente americano, mas no Brasil foi introduzido pelos japoneses. Então a modalidade ganhou toda a organização e disciplina oriental. Ele acrescenta que as regras do jogo acabam educando a crianças a saber que se não cumprirem o que foi determinado ou cometerem alguma infração serão penalizados.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 19
  • 23
  • 34
  • 40
  • 41
  • 58

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.