• DSTs pode deixar sequelas permanentes e graves

O município tem 1.789 portadores do vírus HIV registrados; desse total, 68% desenvolveram a doença e tomam medicamentos; os outros 32% são portadores assintomáticos, ou seja, não têm aids, mas têm o vírus. Os dois grupos são transmissores do HIV.

Apesar do alerta máximo ser para a aids, o comportamento sexual de risco eleva o contágio de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis como sífilis, condiloma acuminado ou crista de galo, que é a infecção pelo HPV e que pode causar câncer do colo do útero, herpes, gonorreia e outras uretrites.

"Algumas DSTs têm tratamento medicamentoso e normalmente em dose única. Outras doenças podem requerer tratamento mais prolongado e até durante toda a vida, como a aids", explica o professor do curso de Medicina do Cesumar, Luiz Jorge Moreira Neto, médico infectologista e especialista em Infecção Hospitalar.

Divulgação

Aids e DSTs predipõem o paciente a várias doenças oportunistas

Entretanto, estas doenças podem deixar sequelas graves. "A aids pode predispor a pessoa doente a várias infecções oportunistas e cânceres com risco de morte, bem como a sífilis, que, se não for tratada, pode causar lesões no cérebro e até a morte do paciente", destaca.

ESTATÍSTICA


60%
Crescimento do número de
homossexuais masculinos
com Aids em dez anos (MS).

Quem contrai herpes, por exemplo, tem risco maior de sofrer de encefalite herpética, uma doença grave que quase sempre deixa sequelas neurológicas. O câncer do colo do útero, causado pelo HPV, mata milhares de mulheres por ano no Brasil.

Além do uso do preservativo, a única doença que tem outra forma de controle é o HPV, daí a importância de vacinar as meninas pré-adolescentes contra o vírus, antes do início da vida sexual.

 

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 15
  • 16
  • 18
  • 20
  • 22
  • 48

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.