• Creche do idoso

  • Juliana Fontanella

A Creche do Idoso oferece uma programação especial para que as pessoas compartilhem interesses e façam novos amigos. O idoso pode passar o dia, algumas horas, ou frequentar alguns dias por semana. "No projeto da Creche do Idoso pensamos em uma casa onde as pessoas de uma faixa etária se encontram, para conversar, dançar, participar de atividades especiais como ginástica em grupo e artes, cantar e tocar instrumentos musicais e até jogar videogames", explica a diretora Marta Moraes.

O imóvel recebeu algumas adaptações para facilitar a mobilidade dos frequentadores, fora isso, é uma casa com sala, cozinha. Passa bem longe do modelo institucional. A equipe é multidisciplinar e inclui cuidadores especializados, enfermeiros e nutricionistas, além do carinho de voluntários que visitam o lugar para passar algum tempo com os idosos.

João Paulo Santos


Atendimento é feito por equipe multidisciplinar e inclui cuidados especiais

"O perfil da casa é diferente, muita gente que mora sozinha vem por conta própria, outros vêm com a família porque eles querem ter certeza de que os parentes vão ficar à vontade. É diferente da rotina de uma instituição de longa permanência", explica Marta.

As atividades especiais como Fisioterapia ou Terapia Ocupacional foram desenvolvidas para proporcionar mais habilidade e mobilidade. Nos casos daqueles que precisam de atendimento especial, a Fisioterapia é individualizada. "Temos o cuidado de personalizar o cardápio com a orientação da nutricionista Andréia Myamoto. O pessoal que fica o dia todo faz as cinco refeições, descansa e toma banho antes de ir embora", acrescenta Marta.

Como as atividades variam, a rotina lembra a de um hotel, o que é outra facilidade da creche. "Nos feriados prolongados como Carnaval e Páscoa, muitos ficaram sem a família e nós desenvolvemos uma programação especial para que eles pudessem passar a noite aqui conosco", destaca Marta. Nos fins de semana, pode-se alugar o espaço das churrasqueiras e preparar preparar o almoço.

Para quem está de visita ou quer apenas conhecer a casa, vale a pena passar uma manhã ou uma tarde. "Vemos que alguns idosos ficam um pouco resistentes no início, por serem deixados em um lugar onde ainda não conhecem alguém, mas depois da sociabilização o difícil é ir embora", ressalta.

A Creche do Idoso é uma instituição particular administrada pela enfermeira Marta, a nutricionista Andréia Myamoto e a enfermeira Alessandra Marin. Está localizada na Rua José do Patrocínio, 265. O telefone de contato é (44) 3026-2882.

O portal odiario.com reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo. Os comentários não autorizados ficarão visíveis somente para os contatos/amigos da rede social do autor.

Últimas notícias de Saúde

Publicidade

Publicidade

Shopping

Anuncie nos classificados de O Diário

Pague com:

Loterias

  • Números sorteados
  • 1
  • 5
  • 24
  • 47
  • 55
  • 56

Publicidade

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal odiario.com não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com odiario.com para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato pelo e-mail parceria@odiario.com.

odiario.com 2010 © Todos os direitos reservados à Editora Central Ltda - O Diário do Norte do Paraná. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuido sem prévia autorização.